A pavimentação rodoviária exige técnicas e materiais específicos para garantir durabilidade, aderência e segurança, adaptando-se às necessidades de cada tipo de tráfego. Neste artigo, vamos explorar as misturas asfálticas mais usadas e os tipos de ligantes que oferecem propriedades diferenciadas para cada projeto.
A Importância das Misturas Asfálticas e Ligantes
As misturas asfálticas são essenciais para a qualidade do pavimento, sendo compostas por agregados e ligantes asfálticos específicos. A escolha do ligante, por exemplo, varia conforme o tipo de mistura e o tráfego esperado, definido pelo cálculo do “número N”, que classifica as rodovias de baixo a alto volume de tráfego. Assim, temos pavimentos que suportam cargas variadas e condições climáticas extremas.
Principais Tipos de Misturas Asfálticas
1. Concreto Asfáltico Convencional
Essa mistura é executada a quente e contém agregado, filler e ligante CAP. Durante a compactação, apresenta vazios de 3% a 5% e teor de asfalto entre 4,5% e 6%. É utilizada em rodovias com necessidade de resistência e durabilidade.
2. Camada Porosa de Atrito (CPA)
Com propriedades drenantes, essa mistura permite a passagem de líquidos, reduzindo o acúmulo de água na pista. Os vazios atuam como reservatórios temporários, eliminando o fluido por evaporação, o que contribui para a segurança, especialmente em áreas de chuvas frequentes.
3. Mistura Asfáltica Gap-Grade
Com granulometria descontínua, essa mistura é usinada a quente e oferece um pavimento mais rugoso. Mantém um índice de vazios baixo, proporcionando um asfalto resistente e com boa aderência, ideal para áreas com tráfego intenso.
4. BBTM (Concreto Betuminoso Muito Delgado)
Essa é uma mistura asfáltica aplicada em camadas finas, sendo uma solução econômica e durável para pavimentos novos ou para reabilitação de vias existentes. Sua aplicação é vantajosa pela rápida execução e pela eficiência em manutenção.
5. SMA (Stone Matrix Asphalt)
A SMA é usada como camada de rolamento, oferecendo alta resistência ao desgaste. Sua composição inclui agregado mineral graduado, enchimento, fibras de celulose e ligante asfáltico modificado por polímero. Essa mistura proporciona uma camada de alta performance, ideal para rodovias de tráfego pesado.
Tipos de Ligantes Asfálticos
Os ligantes asfálticos utilizados nas misturas também variam conforme a necessidade de cada obra. Entre os tipos mais comuns, temos:
- CAPs Convencionais: 30-45, 50-70, 85-100, e 150-200. São aplicados em vias de menor tráfego, garantindo aderência e resistência às cargas habituais.
- CAPs Modificados por Polímero: 55-75, 60-85, 65-90 e os CAPs altamente modificados, além dos CAPs borracha AB8 e AB22. São indicados para rodovias de tráfego intenso, onde há exigência de maior resistência à deformação.
A Importância do Número N
A escolha do ligante e da mistura asfáltica é determinada pelo número N, que define o tipo de tráfego da rodovia. Quanto maior o número N, mais resistente deve ser o pavimento, exigindo ligantes e misturas capazes de suportar volumes elevados de tráfego, garantindo segurança e longevidade à via.
Cada tipo de mistura asfáltica e ligante possui características específicas que devem ser cuidadosamente selecionadas conforme o uso da rodovia e as condições do local. Na Traçado, a experiência em pavimentação rodoviária permite entregar soluções de alto desempenho, otimizadas para cada tipo de tráfego e clima, sempre com um compromisso sólido com a qualidade e a inovação.